sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Foi há 114 anos...

O FC Porto foi fundado no dia 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau d'Almeida, um comerciante de vinho do Porto que descobriu o futebol nas suas viagens a Inglaterra. A fundação do Foot-ball Club do Porto foi notícia nos jornais da época, e o evento mais significativo desta primeira e breve existência do clube foi uma partida contra o Club Lisbonense, com o alto patrocínio do Rei D. Carlos, disputada no Porto no dia 2 de Março de 1894 e na qual cada clube representou a sua cidade. Contudo, poucos dias depois da partida ouvir-se-ia falar do FC Porto pela última vez no século XIX; António Nicolau d'Almeida acedeu ao pedido da futura esposa, que considerava o futebol uma modalidade demasiado violenta, e afastou-se do clube, que entrou num período de letargia.
Em 1906 José Monteiro da Costa regressou de Inglaterra fascinado pelo mesmo desporto que encantara o seu amigo há mais de uma década e resolveu criar uma equipa de futebol. Foi então que António Nicolau d'Almeida lhe falou do projecto que iniciara em 1893, e José Monteiro da Costa não hesitou. Membro de uma associação denominada Grupo do Destino, sugeriu aos seus colegas que embarcassem com ele na aventura, ao que a maioria acedeu. Terminava o Grupo do Destino e renascia o FC Porto, em Agosto de 1906, assumindo desde logo uma faceta de clube eclético, no qual se praticavam também atletismo, boxe, cricket, halterofilismo, pólo aquático e natação.

...

Fonte: wikipedia

Tributo ao F. C. Porto

Vídeo gamado ao: Blog Biba o Porto Carago!!

Um agradecimento especial a quem fez este fantastico vídeo.


Os Grandes Momentos

Parabéns Portistas.

6 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Só não me recordo é de ter ouvido notícias da comemoração do centenário...

Dragão Azul disse...

Rafeiro perfumado, estas enganado porque o centenario já foi festejado á 14 anos e não ouviste noticias sobre a comemoração deste 114º aniversario porque a comunicação esta mais interssada no derby lisboeta e naquela grande vitoria do Fatima e do Benfica.


Boa sorte para a logo à noite e quie a tua equipa não conquiste mais do que um simples ponto....eheheheheh.


Bom fim de semana.

cris disse...

Lol que cómicos estais vós ahahahahahah

Para variar na sei do jogo de que falam por isso vou saltar para outro post e olha lá, Dragão, este blog é transitório ou veio pa ficar? É que na sei se bote lá la minha lista ou se continue a saltar de um azul com folhas de outono para o azul azul e já baralhei tudo... ahahahahah


Bom domingo

Dragão Azul disse...

Cris, jogo, qual jogo? Não falamos de jogo nenhum carago.

Quanto ao blog... bem vou decidir esta semana o que vou fazer é que continuo sem conseguir fazer post novos no sapo e começo a gostar mais deste azul....

Bom Domingo de peraia... eheheheh

cris disse...

Grunfffffffffffffffffffff!!!! Na proboques!!!! Há já solha pa todo o lado qué isso?

Dragão Azul disse...

EHEHEHEHEHEHEHEH...... QUE MEDO, JÁ ESTOU A FUGIR.